Embargos à Execução no Novo CPC - Teoria e Prática - 5ª edição

( 0 )
    Carregando...
    + ver formas de pagamento
     

    Sinopse: O grande diferencial da presente edição é que tanto a doutrina como a parte prática são abordados com os olhos voltados para as decisões do Tribunal Nacional (STJ), o que exige uma atualização constante da obra, exatamente em face às reviravoltas que tais decisões podem, eventualmente, tomar, levando-se em consideração que o marco do julgamento humano é o subjetivismo.

    Renova o autor que, salvo algumas exceções, é nos embargos que ocorrerá a cognição plena e exauriente acerca da presença ou não dos pressupostos necessários do título objeto da execução.

    Destaca-se, também, que o valor atribuído à causa, em sede de embargos à execução, deve ser igual ao valor atribuído ao processo executivo, salvo quando versarem os embargos apenas sobre parte da execução, hipótese em que deverá corresponder ao proveito econômico pretendido pelo embargante-executado.

    Referida tese foi firmada pela jurisprudência do STJ (AgInt no AREsp 1091392/SP, Rel. Ministra MARIA ISABEL GALLOTTI).

     

    Tópicos:

    TEORIA

    Embargos à Execução

    > Natureza jurídica.

    > Prazo para apresentação. Intimação. Disponibilização na internet. Contagem.

    > Intempestividade. Consequências.

    > Efeito suspensivo dos embargos do executado. Possibilidade. Casos.

    > Qualquer matéria de defesa. Revisão de toda a relação contratual, inclusive revisão de contrato, negócio jurídico bancário, cédula rural hipotecária, contratos anteriores e extintos pela novação. Possibilidade via embargos do executado.

    > Inovação da lide. Eventual alegação de pagamento parcial, que não pode ser levantado após apresentação dos embargos à execução. Inovação da lide. Caracterização.

    Execução

    > Medidas atípicas de execução determinada após frustrada a execução. Possibilidade. Argumentos.

    > Movida contra pessoa falecida. Impossibilidade.

    > Emenda da inicial para inclusão no polo passivo da demanda de litisconsorte necessário. Não enseja modificação do pedido ou da causa de pedir. Possibilidade.

    > Requisitos da exequibilidade do título executivo.

    > Nulidade do título executivo. Casos. Agiotagem. Encargos abusivos.

    > Nulidade da execução. Arguição a qualquer tempo e apreciação até mesmo de ofício.

    penhora

    > Ordem de constrição de bens pode ser mitigada.

    > Modificação implementada pelo CPC/2015 quando equiparou a fiança bancária e o seguro-garantia judicial ao dinheiro.

    > Empréstimo consignado é impenhorável se necessário à sobrevivência.

    PRÁTICA

    Embargos à Execução

    > Honorários advocatícios. Critérios para arbitrar em embargos à execução.

    > Embargos à penhora. Dívida relativa à construção do próprio bem de família retira sua característica de impenhorabilidade, ainda que o débito tenha sido contraído apenas por um dos cônjuges, mas em proveito de todo o grupo familiar. Exceções previstas no art. 3º, II, da Lei nº 8.009/90, aplicável por interpretação extensiva, e no art. 833, § 1º, do NCPC. Apelação. Inicial do exequente.

    > Contrato de crédito consignado em folha de pagamento. Falecimento da consignante. Extinção da dívida. Ausência de previsão legal. Recurso Especial do executado. Contrarrazões do banco exequente.

    Execução

    > Executados solventes ? Desconsideração de plano ? Diferimento em prol da exequente ? Regra de competência ? Bloqueio de passaporte ? As matérias de incompetência e diferimento deverão ser arguidas perante o Juízo singular (de piso), pelos instrumentos competentes ? Indícios da inclusão de sócio, baseados em rede social - Impossibilidade ? Bloqueio de passaporte - Inconstitucionalidade ? Liberdade de ir e vir ? Medida extrema, sequer justificada para representar analogia com a seara criminal, com base no artigo 139, IV, do NCPC ? Agravo de instrumento. Inicial.

    > Fraude. Contrato de compromisso de compra e venda. Celebração anterior. Má-fé inexistente. Ausência de registro. Irrelevância. Recurso Especial. Inicial.

    penhora

    > Execução. Penhora sobre imóvel. Intimação do cônjuge. Desnecessidade. Artigo 1.647 do Código Civil de 2002. Regime de bens. Separação convencional. Artigo 73 do CPC/2015. Recurso Especial. Contrarrazões.

    > Indisponibilidade de bens. Integralidade do patrimônio. Execução. Expropriação. Adjudicação de bem. Coisa determinada e específica. Impedimento. Ausência. Não impede penhora. Recurso Especial. Inicial."

     

    Autor(es): Hélio Apoliano Cardoso

    Edição: 5

    Ano: 2021

    Paginação: 726

    ISBN: 9786555261059

    Acabamento: Brochura

    Formato: 17x24

    • Marca: Editora Mizuno

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.
    E aí, vai levar?