Em Debates Eleitorais desenvolveu-se a proposição de que a discussão no campo jurídico, político e comunicacional, deve ser realizada a partir de um parâmetro que reconheça a relevância da comunicação eleitoral para a efetividade dos direitos políticos. Essa é uma das resultantes centrais da pesquisa de doutorado em Comunicação interface com Direito, realizada pelo autor, que culminou com a apresentação e defesa da tese em 2021, cujo texto constitui o conteúdo preponderante do livro.
A sociedade midiatizada atual é que define a concepção do processo eleitoral. Por isso, o debate assume um caráter de essencialidade. Os meios e as mídias funcionam como condutores das vozes e enunciações, as mais diversificadas possíveis.
No entanto, a observação contemporânea exige uma abertura que contemple a consolidação da TV como meio de maior audiência, sem que a circulação se resuma a esse formato. Os debates eleitorais se estendem para as mídias sociais com as incessantes interações e disputas de narrativas dos usuários.
O objeto do livro consiste assim em mostrar a dinâmica dos debates eleitorais em seus aspectos comunicacionais e jurídicos, como forma de apresentá-lo de modo mais abrangente. Debates Eleitorais é uma formulação inédita a serviço das reflexões sobre campanhas eleitorais, no enfoque jurídico e da comunicação; estudos acadêmicos nessas áreas e na política; docência e prática profissional que estejam de algum modo relacionados com a perspectiva desses saberes interdisciplinares.
Tópicos abordados:
>Comunicação eleitoral
>Política e Eleições
>Debates Eleitorais na TV e nas mídias sociais
>Panorama doutrinário e jurisprudencial sobre os debates eleitorais (de acordo com a Lei 14.211/2021)
>Construções na TV e televisivas nas redes
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