Atualizando informações ...

COVID-19 e os Contratos de Trabalho - Normas Aplicáveis Durante o Estado De Calamidade

Marca: JH Mizuno
Descrição Geral

Autor(es): André Zilli; Arthur Cahen; Marcus Vinicius Mingrone
Edição: 1
Ano: 2020
Paginação: 148
ISBN: 9786555260427
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21

Sinopse: O mundo iniciou o ano de 2020 enfrentando um problema jamais esperado, uma pandemia. O novo Coronavírus (COVID-19) trouxe extrema debilidade à saúde pública e à economia, afetando todos os países de forma catastrófica.
Os efeitos da pandemia na sociedade mobilizaram o mundo para aplicar medidas urgentes de enfrentamento ao COVID-19, a fim de minimizar os efeitos da crise econômica que ele causou.
Frente a este delicado problema, foi reconhecido o estado de calamidade e a situação de força maior pela legislação brasileira, estabelecendo regras de quarentena e isolamento social, na busca de controle e redução da pandemia.
A paralisação das atividades no Brasil gerou uma crise de ordem econômica imensurável, fazendo com que empregadores e trabalhadores vissem seus trabalhos suspensos, suas rendas afetadas e o desemprego de milhões de brasileiros sendo a primeira hipótese a se pensar.
Diante deste cenário, o meio jurídico trabalhista passou a discutir possíveis alternativas para enfrentamento da crise e os possíveis riscos que eventuais medidas poderiam gerar, na esfera trabalhista.
O Governo Federal, por sua vez, visando criar ações efetivas para manutenção das atividades empresariais e principalmente dos empregos iniciou estudos através da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, para aplicar recursos da União na sociedade e, com isso, tentar estimular os empresários a manterem os empregos e minimizar os efeitos nocivos da crise na economia e na vida das pessoas.
Inúmeras Medidas Provisórias foram publicadas, a toque de caixa, criando benefícios aos trabalhadores e ao empresariado, alterando a estrutura jurídica trabalhista, criando novos institutos e fazendo com que os juristas da área trabalhista iniciassem um novo esforço de interpretação e aplicação das normas.
Diante disso, este livro tem como finalidade trazer as regras das principais Medidas Provisórias editadas pelo Governo nos últimos tempos, apontando comentários, alternativas e riscos em sua aplicação e, ainda, sugerindo modelos de minutas de acordos e documentos para colocar em prática as medidas trabalhistas, a fim de gerar a maior segurança trabalhista possível ao empresariado.

Caracteristicas Sumário Tópicos Vídeos Mais obras do (a) autor (a)

ARTHUR CAHEN
Conta com 16 anos de experiência na área trabalhista empresarial, atuando tanto no consultivo quanto no contencioso judicial e administrativo, além de ter ampla e consistente prática em negociação sindical e na realização de auditorias (due diligence).
Palestrante e professor de cursos na área trabalhista, além de autor de diversos artigos publicados em livros, jornais, revistas e sites especializados no segmento jurídico.
Foi considerado um dos advogados mais recomendados na área trabalhista (“Labour & Employment”) pela publicação Chambers Latin America, nas edições de 2015 e 2016, bem como pela “Employment Law Experts” 2016, e nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 pela Revista Análise 500.
Sócio do Cahen e Mingrone Advogados Associados.
Graduado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursos de extensão: Harvard Law School (EUA), Consejo Profissional de Ciencias Jurídicas (Argentina), Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e Escola Superior de Advocacia – ESA/SP.

ANDRÉ ZILLI
Com 10 anos de experiência na área trabalhista empresarial, atuou por 6 anos em uma das maiores bancas de advocacia do país, estabelecendo prática nas áreas de consultoria, relações sindicais, contencioso administrativo e judicial estratégico.
Atuou também no departamento jurídico da maior empresa de distribuição de medicamentos da América Latina, desenvolvendo trabalhos de consultoria em Direito Individual e Coletivo, Relações Sindicais, Recursos Humanos e demais questões corporativas envolvendo Direito do Trabalho, além de gestão de contencioso judicial e administrativo.
Ná área de consultoria trabalhista empresarial atendeu a diversos clientes em temas envolvendo Direito Coletivo ou Individual do Trabalho, Relações Sindicais e Previdenciário, em diferentes seguimentos de atuação, como exemplo construção civil, aviação, setor sucroalcooleiro, óleo e gás, bancário, dentre outros.
Palestrante na área trabalhista e de recursos humanos, além de autor de diversos artigos publicados em livros, jornais, revistas e sites especializados nestes seguimentos.
Graduado em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Pós-graduando em Compliance e Governança Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica. Cursos de extensão pela Fundação Getúlio Vargas, Escola Superior da Advocacia e Faculdade Damásio de Jesus.

MARCUS VINICIUS MINGRONE 
Advogado desde o ano de 2000, é especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atuou por 18 anos em uma das maiores bancas de advocacia do Brasil, na qual foi o sócio responsável pela área de consultoria trabalhista e pela área de Recursos Humanos do próprio escritório
Sempre atuou na área trabalhista empresarial, tendo trabalhado, também, no contencioso judicial e administrativo. Contudo, foi na área de consultoria trabalhista (previdenciária e sindical) e atuando ativamente na defesa dos interesses de seus clientes em questões de grande relevância relacionadas ao Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Sindicatos, que construiu sua trajetória e alcançou o reconhecimento profissional não só dos seus clientes, mas também de publicações internacionais especializadas, tais como: Latin Lawyer 250 e The Legal 500.
Foi membro do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, e é autor de diversos artigos publicados em veículos de comunicação de grande circulação nacional, bem como em jornais, revistas e sites especializados no segmento jurídico.
Sócio do Cahen e Mingrone Advogados Associados.
Graduado em Direito pelo Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1999. Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo-FGV/SP.

Produtos visualizados

Carregando ...